quarta-feira, 28 de abril de 2010

alimentação


Ingerir cereais diminui risco de doenças
A ingestão de cereais integrais pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Mas, um erro recorrente é pensar que todo cereal é integral.

Muitas pessoas costumam comer, principalmente pela manhã, certos cereais como flocos de milho. Este tipo mais comum de alimento é produzido da parte mais interna do grão refinada, onde se concentra o amido. Já os integrais são formados por três camadas: o farelo, comumente chamado de casca; o endosperma, que é o intermediário, e o gérmen, mais interno.

Por ser o grão completo, o cereal integral é mais nutritivo, pois contém substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios.

Justamente por isso, as pessoas demoram mais para sentir fome, o que auxilia no controle do peso. Outro fator predominante para reduzir os riscos da obesidade é que as fibras dos cereais integrais estimulam a produção de hormônios da saciedade.


Comer mais vezes ajuda a emagrecer
Para quem quer emagrecer, a idéia de comer mais vezes durante o dia pode parecer absurda. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições evita que o organismo acumule calorias em forma de gordura.
O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição e da Associação Brasileira pela Nutrição Saudável, o nutrólogo Daniel Magnoni, "ficar com fome torna o organismo estável, com metabolismo mais baixo para gastar menos energia". O jejum prolongado provoca o aumento da produção de insulina, o que estimula a fome.

É o caso das pessoas que reclamam que comem pouco e não conseguem emagrecer. Conforme o médico, são comuns casos de pacientes que só fazem uma grande refeição (almoço ou janta) e quase nada durante o dia. "O corpo se acostuma a receber pouco alimento, mas não emagrece", explica.
A dica é manter o sistema digestivo sempre ocupado. "Comer várias vezes e pouco diminui a sensação de fome", aconselha o médico. Alimentar-se de três em três horas é a orientação dos especialistas para quem precisa perder peso. O período é o tempo suficiente para completar a digestão e começar a sentir vontade de comer novamente. Mas vale lembrar que a alimentação deve ser saudável, rica em fibras e livre de gorduras


Mamão ajuda emagrecer
Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível, quer manter o peso ou está querendo emagrecer, pois possui baixas calorias.

O mamão possui ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doencas de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

Mas não exagere! O consumo de vitamina A pode causar acúmulo dessa vitamina no organismo e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as doenças causadas pela carência de vitamina A.


Dicas para evitar ganho de peso nas férias
•Quando estiver viajando, não exagere nas comidas do hotel
•Muito cuidado com as tentações que aparecem nas ruas
•Inicie sua refeição com bastante salada de folhas. As fibras dos vegetais além de dar saciedade, também ajudam a eliminar mais facilmente as gorduras ingeridas
•Não coma além de sua capacidade
•Não experimente tudo o que aparecer na sua frente. Coma o que mais gosta e lhe parece mais apetitoso
•Escolha os doces que engordam menos. Prefira as frutas
•Se estiver em casa, procure se distrair com alguma atividade
•Aproveite o tempo livre para fazer exercícios físicos, de preferência caminhadas
•Aprenda a descansar sem exagerar na comida.


As três refeições diárias
Todos já ouviram, em algum ponto da vida, o ditado que diz: tome o café como um rei, almoce como príncipe e jante como um mendigo.

A razão desta afirmativa reside no fato de que pela manhã nosso corpo precisa de muita energia para poder funcionar bem durante o dia todo, por isto o café da manhã reforçado.

O almoço serve como um reforço para garantir a energia e a disposição até a noite.

Já à noite, é recomendável fazer uma janta leve. Durante o sono, o nosso corpo se concentra em repor as energias que gastamos durante o dia, assim, o nosso metabolismo fica mais lento. Quando comemos muito à noite, nosso corpo não tem forças para digerir tudo adequadamente e acaba acumulando mais gordura do que em outro momento do dia.

Lembrando que além das três refeições, é aconselhável fazer pequenos lanches em certos intervalos do dia com sucos, frutas ou barras de cereal, para manter o corpo acordado e saudável.


A importância de um bom café-da-manhã
Um bom desjejum rico em cereais e leite pode melhorar bastante o desempenho e o aprendizado de uma pessoa durante o resto do dia. Além de maior disposição, a pessoa ganhará mais energia e seu cérebro ficará mais ativo. Pesquisas mostram que pessoas que tomam um bom café da manhã antes de iniciar seu dia podem ter melhor desempenho em provas, exames, além de dirigir melhor e com mais atenção.


Os benefícios do Mamão
O mamão é uma fruta bastante indicada para pessoas com o estômago sensível, pois é calmante, digestivo e laxativo. Como possui baixas calorias, é ideal para quem quer emagrecer ou manter seu peso.

Esta fruta também possui o beta-caroteno em grande quantidade. O beta-caroteno é característico de frutas de tons alaranjados. Quando ingerido, atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.


O bom e velho Açaí
Tradição herdada dos índios, no Pará o açaí é consumido todos os dias na culinária local. O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e depois para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por todas pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética. O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, mineral que de difícil absorção pelo organismo.


Goiaba e Vitamica C
A goiaba, além de doce e saborosa, é uma grande fonte de Vitamina C. Contém mais até do que o limão. A dose diária de vitamina C recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60mg/dia, isto equivale a um copo de suco de goiaba ou apenas uma laranja para suprir a necessidade do dia.

A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral. Isto porque a vitamina C tem propriedades como: auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.


Prevenção de celulite
Uma alimentação saudável contendo em média 2 litros de água ao dia, pratos a base de legumes, verduras, frutas e a exclusão de refrigerantes e bebidas gasosas, auxilia eficazmente na prevenção da celulite

Nenhum comentário:

Postar um comentário