segunda-feira, 26 de abril de 2010

GLOSSÁRIO

Ganache: creme usado na confeitaria para cobrir bolos, bombons, sorvetes e petit-fours. Elaborado com creme de leite e chocolate e pode ser aromatizado com algumas gotas de conhaque.

Gaspacho: prato típico da Andaluzia, Espanha, é uma sopa fria refrescante, que pode ser preparada com vários ingredientes como tomate, pepino, beterraba, etc.

Limão-siciliano: fruta perfumada, de origem italiana. O limão-siciliano tem côr verde-amarelada, sua casca é enrugada e bem grossa. Maior que o limão-galego, porém com menos suco e mais ácido.

Tartare: é o nome dado a preparações com carne crua e condimentada. O mais conhecido é o steak tartare, preparado com carne de boi picada, servida crua com gema de ovo e com diversos condimentos. Também esta terminologia é usada para denominar pratos com peixe.

Maçã Granny Smith: de tamanho médio, com casca verde brilhante e polpa ácida. É de origem australiana e indicada para tortas e muitas preparações culinárias.

Vinagre balsâmico: é um vinagre de cor escura, originalmente fabricado em Módena (região do norte da Itália), a partir de uvas brancas e doces. Após os primeiros sinais de fermentação, a mistura é cozida em temperatura baixa, o que lhe confere a cor escura. Somente depois de envelhecido em barris de madeira e quanto mais velho o vinagre, mais ganha sabor e corpo. Este processo de envelhecimento pode levar até 12 anos. Os vinagres considerados nobres, diga-se vinagres balsâmicos gran reserva, podem chegar de 25 a 40 anos de envelhecimento, até adquiriram um perfeito equilíbrio entre o doce e o ácido.

Castanha portuguesa: também chamada de castanha européia, é típica dos países frios. Pequena e achatada, com casca marrom brilhante e polpa acinzentada. Muito usada cozida, especialmente em festas de fim de ano.

Licor de Amaretto ou Fragélico: licor de amêndoas e bebida alcoólica doce, com aroma e sabor de amêndoa.

Vinho Madeira: vinho meio-doce de coloração âmbar-escuro, assemelhando-se ao xerez, mais doce e escuro. Importado de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário